Weby shortcut
Nota de Repúdio Inter UFG

Nota de Repúdio

Nós, do Núcleo de Estudos Sobre Criminalidade e Violência (NECRIVI) da Universidade Federal de Goiás (UFG), vimos a público repudiar a imagem que está circulando nas redes sociais, intitulada “Regulamento Inter UFG 2016”.

O tal “regulamento” incita uma disputa que trata as mulheres como objetos, utilizando seus corpos como critérios de pontuação. Todas as categorias levantadas e suas respectivas pontuações merecem repúdio e indignação, pois são esses comportamentos tidos por muitos como “brincadeira” que resultam em assédios, estupros e homicídios.

Devemos ressaltar as categorias de caráter racista, que inferiorizam as mulheres negras de várias formas, e também o conteúdo transfóbico disseminado.  Uma pesquisa recente realizada pela própria UFG revela a sensação de insegurança vivida por sua comunidade, onde casos de assédio sexual, machismo, racismo e LGBTfobia foram denunciados por, aproximadamente, 50% dos entrevistados.

Não podemos aceitar esse tipo de manifestação misógina, uma prova viva da cultura de estupro que temos presenciado em nossa sociedade, principalmente quando se trata de um meio acadêmico, que tem como função a formação crítica, ética e profissional de seus universitários.

 

Goiânia, 26 de maio de 2016

Núcleo de Estudos sobre Criminalidade e Violência (NECRIVI)

Todas las páginas Volver